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Como aumentar a visibilidade da sua empresa em tempos de crise

04/11/2020 10:57:53

Visibilidade alta traz clientes, amplia os negócios. Aprenda sobre as formas de tornar uma empresa ainda mais notável e procurada.
Empresas, especialmente as de pequeno porte, estagnadas com a pandemia de Covid-19: esse era o cenário de meses atrás. A interrupção temporária das atividades fez com que o faturamento sofresse uma queda abrupta. Depois que as atividades não essenciais puderam ser liberadas, foi preciso usar de muita criatividade para manter o funcionamento. A grande maioria adotou rodízio de funcionários, horário de funcionamento reduzido, entrega de produtos por sistema de drive thru.

O lado da pandemia que aponta para novas oportunidades

Com a pandemia encolhendo o mercado no Brasil e no mundo, o SEBRAE conduziu uma pesquisa https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Impacto-do-coronav%C3%ADrus-nas-MPE-2%C2%AAedicao_geral-v4-1.pdf] a partir de uma amostra de empreendedores. O estudo mostrou dados como esses:

⦁ 31% dos pequenos negócios tiveram seu funcionamento alterado

⦁ Cerca de 42% dessas empresas restringiram suas atividades ao universo online, recebendo pedidos de produtos por meio digital

Imagine se os proprietários não tivessem a opção digital à mão! Talvez seus negócios estariam experimentando um desequilíbrio mais extenso ainda. Se esses negócios sobreviveram à retração do consumo, é porque a popularização da internet permitiu às empresas permanecerem ligadas aos clientes. Portanto, a lição a ser aprendida é: aumentar a visibilidade em canais de aquisição, especialmente nos canais online, é recomendável e benéfico.

O que são canais de aquisição?

Canais de aquisição são espaços de atração do público-alvo. Para buscar consumidores, as empresas se valem de meios nos quais colocam em prática estratégias para descobrir e conquistar clientes/usuários dos serviços.

Duas classes de canais de aquisição: offline e online

Tomando um atalho entre as diferentes categorizações de canais de aquisição, vamos apresentá-los em duas categorias. Enquanto os canais offline são aqueles do mundo físico, os canais online são todos virtuais, pertencem ao universo digital. Exemplos de cada categoria estão na tabela aí embaixo:

OFFILINE: ( Vendas diretas, Representante de Vendas, Distribuidores

ONLINE: (Vendas em Plataforma própria, Vendas em Plataforma de outra empresa, Modelo de Negócio Freemium, mídias sociais)

Saiba que a escolha de qualquer canal de aquisição não exclui o uso de outro, estejam os dois na mesma classe ou em classes diferentes. O importante mesmo é planejar com critério:

⦁ Tem custo compatível com o orçamento da empresa?
⦁ Está coerente com o plano de marketing digital?
⦁ O público-alvo que a empresa ambiciona será alcançado por esse canal e não por outro?

Ao planejar a decolagem da visibilidade empresarial, fique atento às funcionalidades e desvantagens dos canais de aquisição:


Vendas diretas: um colaborador vende os produtos ou serviços, seja ao cliente final ou ao revendedor. O ideal é que o colaborador esteja sempre bem treinado e atualizado sobre os produtos/serviços comercializados. Essa condição é essencial para fazer com que frequentadores do espaço fiquem motivados a comprar ou a voltar depois e fechar o negócio.


Representante de vendas: vendedor que representa a sua empresa e também outras. O custo é menor do que o de colaborador. No entanto, ainda que você ambicione que o representante amplie os pontos usados para representação, não necessariamente isso vai acontecer.


Distribuidores: um distribuidor adquire seus produtos e os vende a outras empresas, ampliando assim a visibilidade do seu negócio. Porém, tenha em mente que a lucratividade a curto prazo pode não ser aquela que você deseja. Uma distribuidora trabalha com margem alta de lucro, o que eleva o custo final do seu produto.


Vendas em plataforma própria: o comércio dos produtos/serviços por plataforma desenvolvida exclusivamente para uma empresa leva a novas oportunidades. Essa tática expande muito o grau de perceptividade dos clientes.


Vendas em plataforma de outra empresa: estratégia menos vantajosa do que a anterior, uma vez que a empresa tem que lidar com a competição. Porém, é possível aproveitar o tráfego já consolidado.


Modelo de negócio Freemium: sua empresa disponibiliza uma versão mais “enxuta” de um produto e o usuário experimenta essa versão gratuitamente. Assim, o empreendedor conhece mais o público-alvo, sem contar que a organização se torna mais próxima e mais confiável para esse público.


Mídias sociais: são aplicativos de interação digital como Facebook, Instagram, Twitter. A divulgação de conteúdos exclusivos e atraentes nesse ambiente despojado pode render muitas conversões.

Como incrementar a visibilidade da empresa nas mídias sociais
Não se deve desprezar a população frequentadora desses mais que contemporâneos canais de aquisição: cerca de 500 milhões de contas criadas. Se fatiássemos o tempo que o mundo usa nas redes sociais, o Brasil ficaria com 10% dele.


Uma condição atual que o empreendedor deve estar ciente: o excesso de anúncios de produtos vem provocando insatisfação de usuários das mídias sociais. Há quem instale aplicativo que bloqueia anúncio! Então, é fundamental planejar uma campanha de marketing digital que não esteja focada unicamente na exibição de produtos.


Um estudo apontou que 70% dos brasileiros que usam o Instagram consideram essa mídia social ideal para conhecer novos produtos. Esse dado sinaliza uma excelente disposição de potenciais clientes e certamente novas oportunidades de negócios para empreendedores. Então, esse é o momento certo para usar o Instagram, conquistando clientes através de:
⦁ Enquetes
⦁ Perguntas instigantes
⦁ GIFs (Graphics Interchange Format), estejam esses associados às duas acima ou não.

Criar uma enquete leva poucos minutos. Além da economia do tempo, a enquete proporciona conhecimento ao empresário sobre o que seu público em potencial pensa a respeito de determinado tema.


A ferramenta Stories foi criada no Instagram em 2016. Ela vem sendo considerada perfeita para a divulgação de conteúdos por empresas. Uma postagem no formato Stories fica disponível por 24 horas. Sua empresa pode, por exemplo, postar um vídeo curto, marcando algum cliente ou até mesmo um influenciador com milhares de seguidores. Quando um cliente marca o perfil da empresa, essa compartilha o post do cliente no próprio perfil. Enfim, o Stories apresenta vários recursos exploráveis por empresas usuárias dessa mídia social.


A pandemia abriu uma crise sem precedentes. Uma crise que poderia ter sido mais profunda não estivessem as plataformas de interação social tão presentes na vida de tantas pessoas. Vale imensamente aproveitar a chance, crescer em visibilidade e retomar os lucratividade. Conte com a Office System como parceira nessa jornada!

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